
O FUTURO DO MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO NO BRASIL.
PROJETOS DE CRÉDITO DE CARBONO – ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
Gisele Victor Batista
Apesar de lento, o mercado de crédito de carbono no Brasil está tomando forma e promete muitas discussões. Segundo uma reportagem divulgada pela Folha de São Paulo, um setor que deverá ter reflexos diretos neste novo cenário é o da energia tradicional. A exemplo do que ocorre no México, Chile e Colombia, o Brasil também deve adotar um imposto sobre os combustíveis fósseis e carvão, com vistas à redução da poluição causada por este tipo de fonte de energia.
A reportagem informa que a decisão de adotar ou não a precificação do carbono no Brasil não é simples e deve acontecer no segundo semestre deste ano. Muitas questões ainda devem ser respondidas como a necessidade do país em adotar um mecanismo de precificação do carbono a partir de 2020 e qual seria o modelo deste mecanismo, para atender a realidade brasileira.
Todas estas medidas de redução dos gases do efeito estufa e a adoção das taxas ambientais tem o objetivo de desencorajar produtos e serviços com maior impacto, no contexto das mudanças climáticas, e incentivar as tecnologias limpas e renováveis. Contudo, apesar de impopular, a precificação do carbono é necessária e sua implantação é urgente.
“JUNTOS SOMOS TODOS MAIS FORTES”!!!
UNIÃO MEIO AMBIENTE e HARPIA MEIO AMBIENTE

BRAZILIAN TRADE COMPANY –https://sequestrarcarbono.com/2019/03/18/brazilian-trade-company/