Valoração do Carbono

uniao meio ambiente

Valoração do carbono

Precificação do carbono

Uma visão clara e realista das relações das mudanças climáticas com valor econômico permite organizações tomarem decisões mais assertivas frente a riscos e oportunidades que o tema apresenta. A definição de um preço gerencial de GEE pode ser implantada em organizações que procuram identificar oportunidades e riscos climáticos aos quais a organização está sujeita. Desta forma, o custo de carbono direciona a organização a tomar medidas proativas frente às mudanças climáticas ao mesmo tempo em que reduz riscos e captura oportunidades.

Mercados de carbono

Os créditos de carbono podem ser uma receita relevante para projetos capazes de reduzir GEE, tornando-os economicamente viáveis. Os ambientes de comercialização de créditos de carbono podem ser divididos entre voluntário e regulado.

  • O mercado regulado é regido por leis que impõe metas de reduções para as indústrias.
  • O mercado voluntário é motivado por iniciativas das próprias empresas em reduzir emissões e não possui nenhuma obrigação legal. A demanda por créditos de carbono no mercado voluntário é regida por empresas que visam compensar suas emissões de GEE através da compra de créditos de carbono.

Neutralização de carbono

A neutralização voluntária de carbono é uma prática realizada por empresas geralmente visando expor suas preocupações em compensar impactos ambientais, como as emissões de GEE. A neutralização pode ser realizada através de diversos tipos de projetos, créditos certificados e geografias.

Fonte :

INSTITUTO EKOS BRASIL

http://www.ekosbrasil.org/valor-do-carbono.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s