Valoração do carbono
Precificação do carbono
Uma visão clara e realista das relações das mudanças climáticas com valor econômico permite organizações tomarem decisões mais assertivas frente a riscos e oportunidades que o tema apresenta. A definição de um preço gerencial de GEE pode ser implantada em organizações que procuram identificar oportunidades e riscos climáticos aos quais a organização está sujeita. Desta forma, o custo de carbono direciona a organização a tomar medidas proativas frente às mudanças climáticas ao mesmo tempo em que reduz riscos e captura oportunidades.
Mercados de carbono
Os créditos de carbono podem ser uma receita relevante para projetos capazes de reduzir GEE, tornando-os economicamente viáveis. Os ambientes de comercialização de créditos de carbono podem ser divididos entre voluntário e regulado.
- O mercado regulado é regido por leis que impõe metas de reduções para as indústrias.
- O mercado voluntário é motivado por iniciativas das próprias empresas em reduzir emissões e não possui nenhuma obrigação legal. A demanda por créditos de carbono no mercado voluntário é regida por empresas que visam compensar suas emissões de GEE através da compra de créditos de carbono.
Neutralização de carbono
A neutralização voluntária de carbono é uma prática realizada por empresas geralmente visando expor suas preocupações em compensar impactos ambientais, como as emissões de GEE. A neutralização pode ser realizada através de diversos tipos de projetos, créditos certificados e geografias.
Fonte :
INSTITUTO EKOS BRASIL
http://www.ekosbrasil.org/valor-do-carbono.html