SISTEMA ONU

sistema onu

SISTEMA ONU

A Organização das Nações Unidas – ONU é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões. Existem atualmente 193 países-membros, incluindo quase todos os Estados soberanos do mundo. A organização está dividida em instâncias administrativas, tais como: a Assembleia Geral; o Conselho de Segurança, para decidir determinadas resoluções de paz e segurança; o Conselho Econômico e Social, para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento; o Conselho de Direitos Humanos, para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema; o Secretariado, para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU; e o Tribunal Internacional de Justiça.
A Organização Mundial de Meteorologia – OMM e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA são vinculadas ao Sistema ONU, para projetar e produzir ações destinadas à proteção ambiental. A Organização Mundial de Meteorologia foi criada em 1950 e sucedeu a Organização de Meteorologia Internacional – OMI, criada em 1873, para fins de unificar os estudos sobre a meteorologia mundial. Neste tempo, as pesquisas feitas eram sobre a atmosfera da Terra e o clima como consequência. A partir de 1951 a OMM ficou responsável pelos estudos sobre a meteorologia, no que diz respeito ao tempo, ao clima e aos oceanos. A OMM tem como principal tarefa proteger a humanidade contra desastres naturais e humanos, com o uso de monitoramento e sistemas avançados de alerta. Entre suas diversas atribuições, a OMM é responsável por coordenar as atividades dos membros participantes, a fim de gerar trocas de informações sobre o tempo, água e clima sob a égide de normas internacionais; realizar investigações a nível nacional, internacional e mundial, quando solicitado por um país membro ou quando ocorre um evento meteorológico de monta local, regional ou mundial, causada por intempéries como furacões, ciclones, trombas d’água, chuvas torrenciais e outros eventos atmosféricos; fornecer a profissionais um nível de formação reconhecido internacionalmente, a partir de fundos que promovam estudos de profissionais de ação relevante na área e facilitar o desenvolvimento de serviços que melhorem o bem-estar e; a segurança da coletividade das nações e do próprio planeta.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a principal autoridade global em meio ambiente, cuja missão é manter a organização e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Para isso, trabalha com grande número de parceiros, incluindo outras entidades da ONU, organizações internacionais, organizações ligadas aos governos nacionais e organizações não governamentais. O PNUMA monitora o meio ambiente, mantém a população em alerta sobre problemas ambientais e recomenda sugestões. Em 2010, o PNUMA passou a atuar nas mudanças do clima e gestões de ecossistemas e biodiversidades, por meio da compilação e análise integrada de informações sobre o estado do meio ambiente e os impactos de processos de desenvolvimento sobre os recursos naturais, com o escopo de produzir subsídios para tomadores de decisão e apoiar a elaboração de políticas ambientais.Marco Alegre

uniao meio ambiente

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s