Desafio de Bonn – O Brasil assina em Cancun a adesão do país ao desafio mundial de restaurar 150 milhões de hectares nos próximos anos.

desafio-de-bonn

Desafio de Bonn – O Brasil assina em Cancun a adesão do país ao desafio mundial de restaurar 150 milhões de hectares nos próximos anos.

Sarney Filho anunciou neste sábado, em Cancun, a adesão do país ao desafio mundial de restaurar 150 milhões de hectares nos próximos anos.

ELIANA LUCENA
Enviada especial a Cancun

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou em Cancun, no México, a adesão do governo brasileiro ao Desafio de Bonn e à iniciativa 20×20, com uma contribuição voluntária do país de restaurar, reflorestar e promover a regeneração natural de 12 milhões de hectares até 2030 para múltiplos fins. Os ministros Sarney Filho e Blairo Maggi (Agricultura) chegaram a esse entendimento durante a Convenção das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 13), que está sendo realizada no México.

Com o objetivo de dar maior escala aos esforços brasileiros de adaptação à mudança do clima, orientados pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), o ministro anunciou que serão implementados, até 2030, ao menos 5 milhões de hectares de sistemas agrícolas que combinem agricultura, pecuária e floresta.

De acordo com nota conjunta dos dois ministros, a contribuição voluntária também incluirá a restauração de 5 milhões de hectares de pastos degradados até 2020, bem como outras tecnologias que objetivam incrementar a resiliência da agricultura brasileira às mudanças do clima.

Os ministros ressaltam que a implementação da contribuição voluntária exigirá investimentos e, também, o desenvolvimento, a implantação, difusão e transferência de tecnologia. “O Brasil saúda a oportunidade de cooperar com todos os participantes e apoiadores do Desafio de Bonn e da Iniciativa 20×20 para mobilizar recursos técnicos e financeiros, assim como orientar os investimentos no país”, diz o texto.

A nota esclarece, ainda, que a iniciativa brasileira incluirá medidas que o país planeja adotar na implementação de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), dentro do Acordo de Paris sobre o Clima, ratificada pelo governo brasileiro em setembro de 2016.

DESAFIO DE BONN

O Desafio de Bonn é um esforço internacional não vinculante de recuperação da paisagem florestal para restaurar 150 milhões de hectares de áreas desmatadas ou degradadas até 2020, e uma extensão adicional de 200 milhões de hectares até 2030. Foi lançado durante mesa redonda em Bonn, na Alemanha, em setembro de 2011. Essa recuperação pode ocorrer com espécies nativas e exóticas, com restauração assistida ou natural, e tem como objetivo resgatar a funcionalidade ecológica e promover o bem-estar humano na paisagem.

A Iniciativa 20×20 é uma plataforma que visa à recuperação de 20 milhões de hectares de áreas produtivas na América Latina e Caribe. A proposta prevê a recuperação e conservação de solos produtivos, a integração de sistemas agrícolas, bem como o engajamento de investidores para financiar as atividades dessa iniciativa.

A 20×20 também apoia esforços para recuperar funções e processos ecológicos (conservação e recuperação de biodiversidade, recursos hídricos, ciclos biogeoquímicos e solos), por meio de integração da lavoura, da pecuária e da floresta e de outros usos das terras sustentáveis. Dessa forma, o objetivo é tornar as paisagens mais aptas para a agricultura e a produção de serviços ambientais.

Atendimento à imprensa em Cancun:

Eliana Lucena, telefone (61) 9 9323-0987

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

comercializamos-creditos-de-carbono

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s