O MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO AINDA EXISTE?

O MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO AINDA EXISTE?
PROJETOS DE CRÉDITO DE CARBONO – ECONOMIA DE BAIXO CARBONO

(Bloomberg) – O mercado de carbono da Europa, de US$ 38 bilhões por ano, está finalmente começando a funcionar como se pretendia, controlando a poluição com um mínimo de queixas da indústria. Treze anos após ser criado para limitar as emissões de dióxido de carbono, os preços das licenças estão aumentando. As autoridades da União Europeia promulgaram medidas que deverão manter o custo da poluição em uma trajetória ascendente até 2030, levando os hedge funds que abandonaram o mercado a retornarem com tudo.

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2018/03/26/bilionario-mercado-de-carbono-europeu-enfim-cumpre-sua-funcao.htm

Gisele Victor Batista

Sendo considerado uma das grandes promessas, sobretudo quando se tornou uma commodities e pode ser negociado em bolsas de valores, o crédito de carbono amargou no descrédito por algumas décadas após sua criação. Contudo, este cenário foi revertido a partir de 2015, com o Acordo de Paris, quando um novo arranjo global impulsionou o mercado, com destaque ao papel da China neste contexto.

O Acordo de Paris, em 2015, foi aprovado pela maioria dos países-membros da Convenção, para reduzir emissões de gases de efeito estufa – GEE no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorreu no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

O Acordo de Paris passou a vigorar a partir de 2016, quando os governos se envolvam na construção de seus próprios compromissos, a partir das chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas (NDCs).

Por meio das NDCs, cada nação apresentou sua contribuição de redução de emissões dos gases de efeito estufa, seguindo o que cada governo considera viável a partir do cenário social e econômico local.

Atualmente, a comercialização dos créditos de carbono está em pleno desenvolvimento, acontecendo principalmente no âmbito do mercado financeiro internacional. Apesar do descrédito inicial, este mercado, que é restrito e específico, tem se efetivado através de milionárias transações comerciais.

“JUNTOS SOMOS TODOS MAIS FORTES”!!!

UNIÃO MEIO AMBIENTE e HARPIA MEIO AMBIENTE


BRAZILIAN TRADE COMPANY
 –https://sequestrarcarbono.com/2019/03/18/brazilian-trade-company/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s