
O QUE É MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO?
PROJETOS DE CRÉDITO DE CARBONO – ECONOMIA DE BAIXO CARBONO
Gisele Victor Batista
O mercado de crédito de carbono constitui-se num dos mecanismos usados para a mitigação do aquecimento global e da mudança do clima, em decorrência do aumento, na atmosfera, dos chamados gases de efeito estufa (GEE), provenientes da queima de combustíveis fósseis. Como envolve muitos países, as medidas para reduzir as emissões de GEE são tratadas em negociações no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual regulamenta o mercado.
Incialmente, o Protocolo de Kyoto criou um mercado internacional onde as reduções nas emissões de GEE e a remoção do CO2 atmosférico poderiam ser negociadas entre os países através de créditos de carbono. Com a entrada em vigor do Protocolo, em 16 de fevereiro de 2005, o mercado evoluiu, aumentando consideravelmente os volumes e valores negociados.
Um novo acordo foi recentemente adotado na 21ª Conferência das Partes (COP21) para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Paris, com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança climática e a capacidade de lidar com os impactos. dessas alterações. O Acordo de Paris em 2015 foi aprovado pela maioria dos países membros da Convenção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável.
“JUNTOS SOMOS TODOS MAIS FORTES”!!!
UNIÃO MEIO AMBIENTE e HARPIA MEIO AMBIENTE

BRAZILIAN TRADE COMPANY –https://sequestrarcarbono.com/2019/03/18/brazilian-trade-company/