FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE CRÉDITOS DE CARBONO – PROJETOS DE REDD (+) ECONOMIA DE BAIXO CARBONO – COMO GANHAR DINHEIRO COM OS CRÉDITOS DE CARBONO?

Gisele Victor Batista
O mercado de créditos de carbono – Projetos de REDD (+) ainda são restritos a alguns proprietários, tendo em vista os alto custos que envolvem o projeto, desde a elaboração do inventário florístico da área, para mensuração da biomassa embutida nas florestas, até a certificação final, para venda dos créditos gerados. A maioria dos investidores, escolhem áreas específicas, que permitam a inclusão de outros subprodutos, garantindo o retorno dos investimentos no projeto. As limitações aos proprietários das áreas iniciam-se pelo georrefernciamento e regularização documental, tendo em vista que os protocolos a serem preenchidos nos projetos de crédito de carbono são bastante rigorosos e exigentes.
Contudo, para aqueles que acreditam neste promissor mercado, o caminho a ser seguido é a elaboração de estudo de viabilidade técnica e ambiental – EVTEA, para avaliação do custo-benefício da implantação de um empreendimento desta magnitude. Somente assim, empreendedores e investidores, poderão ter maior segurança nos investimentos a serem aplicados, bem como vislumbrar o mercado que devem integrar com os créditos a serem gerados nestes projetos.
Com o EVTEA em mãos, os empreendedores podem buscar os investimentos disponíveis por instituições financeiras, no âmbito nacional e internacional, para implantação dos projetos de crédito de carbono.
Um exemplo é o Climate Trust Capital, um gestor de investimentos com fins lucrativos pertencente à organização sem fins lucrativos, a The Climate Trust. Em 2016, a Climate Trust Capital lançou um fundo-piloto de investimento em carbono de US $ 5,5 milhões, fornecendo capital inicial para projetos florestais, de conservação de pastagens e de digestores de gado baseados nos EUA, com base em sua capacidade de gerar compensações. O Climate Trust Capital antecipou a marcação de um Fundo totalmente investido em 2018.
Assim como este, existem muitos fundos que querem investir em projetos de crédito de carbono/economia de baixo carbono, mas a falta de informações precisas e compiladas das áreas de implantação dos projetos, em forma de um EVTEA, por exemplo, dificultam o diálogo com os investidores. O EVTEA é o primeiro passo para quem quer saber como entrar no mercado de crédito de carbono e como pode lucrar com ele.
“JUNTOS SOMOS TODOS MAIS FORTES!!!”
UNIÃO MEIO AMBIENTE e HARPIA MEIO AMBIENTE

BRAZILIAN TRADE COMPANY –https://sequestrarcarbono.com/2019/03/18/brazilian-trade-company/
Como fazer um projeto de crédito de carbono em uma área de 10.000 hectares de floresta nativa?
CurtirCurtir