PROJETOS DE REDD: entenda o que é REDD, REDD+, REDD++ e ENREDD.

post-redd

PROJETOS DE REDD: entenda o que é REDD, REDD+, REDD++ e ENREDD.

Gisele Victor Batista

Certamente muitos já ouviram falar em REDD, REDD+, REDD++ e ENREDD+, mas a maior parte não entende como funcionam os projetos em REDD.

O que é REDD?

REDD (Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation/Redução de emissões decorrentes do desmatamento e da degradação de florestas) é uma série de passos projetados para utilizar incentivos de mercado e financeiros visando à redução das emissões dos gases do efeito estufa, decorrentes da degradação das florestas e do desmatamento, bem como conservação, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal.

O desmatamento, em aproximadamente 15% das emissões anuais globais de gases de efeito estufa, está bombeando mais CO 2 para a nossa atmosfera do que todo o setor de transporte global . As florestas são nosso maior aliado na regulação do clima, e as florestas devem ser nosso maior meio de armazenamento de carbono, mas as transformamos no segundo maior emissor de gases do efeito estufa. Desde o início da civilização humana, o desmatamento levou à destruição de quase metade das árvores do mundo. A destruição e o uso não sustentável das florestas para a produção de commodities, o pastoreio de gado e a subsistência local reduziram drasticamente a capacidade das florestas de absorver o dióxido de carbono (o gás de efeito estufa mais abundante). Agora, mais do que nunca, a ciência é clara: a única coisa mais importante que um governo, uma corporação ou um indivíduo podem fazer para agir agora é manter as árvores em pé.

As Nações Unidas criaram o mecanismo de REDD+ para quantificar e avaliar os serviços de armazenamento de carbono que as florestas fornecem. Ao tornar as florestas mais valiosas do que cortadas, o REDD+ proporciona às comunidades florestais e aos países em desenvolvimento um novo caminho sustentável e de baixo carbono para o crescimento econômico.

A sigla REDD surgiu em 2007, durante a 13ª Reunião das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas – ONU sobre Mudança do Clima (COP 13), realizada em Bali, na Indonésia. Foi com o REDD que pela primeira vez o papel das florestas foi oficialmente reconhecido como fundamental para os esforços do combate aos efeitos das mudanças climáticas globais.

De maneira geral, o REDD refere-se à criação de um mecanismo de compensação dos esforços de redução das emissões de carbono decorrentes da derrubada e queima das florestas, adotado para um conjunto de medidas, não só para a redução de desmatamento e degradação, mas também para fortalecer a conservação e a gestão sustentável das florestas.

O que é REDD+?

REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal (+).

Os projetos de REDD + trabalham com as comunidades para reestruturar as economias locais em direção ao uso sustentável da terra e à conservação da floresta. A venda das Reduções Verificadas de Emissões resultantes ajuda a financiar atividades de desenvolvimento sustentável de baixo carbono. Os projetos de REDD + são validados e verificados de forma independente para garantir que as reduções de emissões e os benefícios para a comunidade e para o meio ambiente sejam transparentes e responsáveis.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem alguns elementos necessários para o reconhecimento de resultados de REDD+, a saber:

  • Estratégia nacional para REDD+ ;
  • Nível de referência nacional de emissões florestais ou nível de referência florestal (ou, como uma medida interina, os correspondentes níveis subnacionais);
  • Sistema nacional robusto e transparente para o monitoramento florestal e o relato das atividades de REDD+ (ou, se apropriado, o monitoramento e o relato em nível subnacional como medida interina);
  • Sistema de informações sobre como as salvaguardas de REDD+ estão sendo implementadas e respeitadas, com respeito à soberania nacional.

Programas e Políticas de REDD +

Enquanto os projetos de REDD+ continuam a trabalhar no terreno com as comunidades, os programas e políticas nacionais e subnacionais de REDD+ continuam a ser desenvolvidos em todo o mundo. Esses programas não serão apenas vitais para as estratégias globais de mitigação das mudanças climáticas, mas também ajudarão os países em desenvolvimento a buscar objetivos mais amplos de “crescimento verde”.

Programas técnicos estão sendo desenvolvidos para “aninhar” as atividades atuais do projeto nesses programas nacionais e subnacionais maiores. Muitos países, estados e jurisdições também estão analisando como podem fazer parcerias uns com os outros para atingir metas de redução de emissões compartilhadas. Essas atividades se enquadram em órgãos institucionais como o UN-REDD, a Força-Tarefa Governors Climate & Forests e muito mais.

O que é REDD++?

É o REDD+, mais a agricultura, incluindo a garantia de melhores práticas com vistas ao não desmatamento. Para isso, é necessário: diminuir o desmatamento; reduzir o corte; conservar o que existe; garantir o manejo sustentável, diminuição do uso de agrotóxicos, etc.

O que é ENREDD+?

A Estratégia Nacional para REDD+ (ENREDD+), segundo o Ministério do Meio Ambiente, é o documento que formaliza perante a sociedade brasileira e os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), como o governo federal tem estruturado esforços e como pretende aprimorá-los até 2020, com enfoque em ações coordenadas de prevenção e controle do desmatamento e da degradação florestal, a promoção da recuperação florestal e o fomento ao desenvolvimento sustentável. O objetivo geral estabelecido pela ENREDD+ é contribuir para a mitigação da mudança do clima por meio da eliminação do desmatamento ilegal, da conservação e da recuperação dos ecossistemas florestais e do desenvolvimento de uma economia florestal sustentável de baixo carbono, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

     Elementos da Estratégia Nacional de REDD+:

  • Vetores de desmatamento e degradação florestal;
  • Questões fundiárias;
  • Questões de governança florestal;
  • Considerações de gênero e salvaguardas.

Os projetos de REDD têm fomentado o mercado de carbono no Brasil, colocando o país em posição privilegiada em relação à conservação das florestas em nível mundial.

gisele-victor-batista
Dra. Gisele Victor Batista

TECNOLOGIA DE GEOFÍSICA

Gisele Victor Batista – Drª Engenharia Civil, Geógrafa

Geógrafa (UDESC/UFSC), Doutora em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC), Mestre em Geografia – Análise da Qualidade Ambiental (UFSC), MBA Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG). Possui larga experiência em elaboração e gerenciamento de projetos de Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura, nos segmentos público e privado. Diretora da empresa Harpia Meio Ambiente, onde desenvolve Estudos para o Licenciamento Ambiental, Projetos e Comercialização de Crédito de Carbono e Plano de Negócios para Financiamentos Internacionais. É sócia-membro do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina e possui diversas publicações, científicas e internacionais, em Gestão Territorial, Geotecnologias aplicada ao Licenciamento Ambiental e Economia de Baixo Carbono.

UNIÃO MEIO AMBIENTE e HARPIA MEIO AMBIENTE


BRAZILIAN TRADE COMPANY
 –https://sequestrarcarbono.com/2019/03/18/brazilian-trade-company/

2 comentários sobre “PROJETOS DE REDD: entenda o que é REDD, REDD+, REDD++ e ENREDD.

  1. Bom dia, meu sogro possui 14.5 hectares onde tudo esta tomado por floresta (mata atlantica) intocavel, é possivel utilizar essa area para geracao de credito de carbono?

    Vi que voce trabalha com isso, caso seja possivel entre em contato comigo pelo whatsapp no numero
    11 994093816.

    Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s