UN-REDD Programme –UNFCCC

un-redd-programe-unfccc-3

UN-REDD Programme –UNFCCC – Projetos de REDD, REDD+, REDD++ e ENREDD (UNFCCC)

Gisele Victor Batista

O Programa das Nações Unidas para a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (ou Programa UN-REDD) é um programa de colaboração da FAO – Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Foi criado em 2008 em resposta aos UNFCCC as decisões sobre o Plano de Ação de Bali e REDD na COP-13. O UN-REDD, nos Países em desenvolvimento, baseia-se na capacidade de convocação e os conhecimentos técnicos da FAO, do PNUD e do UNEP, com o objetivo de reduzir as emissões florestais e aumentar os estoques de carbono nas florestas, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento nacional sustentável.

O Programa UN-REDD conduz nacionalmente processos de REDD+ e promove o envolvimento de todas as partes interessadas, incluindo os povos indígenas e outras comunidades dependentes da floresta, na implementação de atividades de REDD+, acordados no âmbito da UNFCCC. Este programa tem se expandido de forma constante desde a sua criação em mais de 60 países, abrangendo África, Ásia-Pacífico e América Latina.

O apoio aos países parceiros ocorre desde o desenho e implementação de programas nacionais de REDD+, até o apoio técnico de capacitação através da partilha de conhecimentos, de abordagens comuns, metodologias, ferramentas, dados, melhores práticas, etc. O trabalho do Programa UN-REDD é guiado pelo seu Quadro Estratégico 2016-2020, o qual definiu três resultados e produtos de apoio para seu programa de 2016-2020 trabalho:

Foram projetadas contribuições de REDD+ para a mitigação das mudanças climáticas, bem como para o fornecimento de benefícios adicionais;

As contribuições dos países para a mitigação das mudanças climáticas através de REDD+ são medidas, relatadas e verificadas e os arranjos institucionais necessários estão em vigor;

As contribuições da REDD+ para a mitigação das mudanças climáticas são implementadas e salvaguardadas com políticas e medidas que constituem ações baseadas em resultados, incluindo o desenvolvimento de arranjos institucionais adequados e efetivos.

Atualmente, o Programa UN-REDD possui 64 países parceiros, distribuídos em:

tabela-1

Mais informações: http://www.un-redd.org/how-we-work

gisele-victor-batista

Gisele Victor Batista – Drª Engenharia Civil, Geógrafa

Geógrafa (UDESC/UFSC), Doutora em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC), Mestre em Geografia – Análise da Qualidade Ambiental (UFSC), MBA Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG). Possui larga experiência em elaboração e gerenciamento de projetos de Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura, nos segmentos público e privado. Diretora da empresa Harpia Meio Ambiente, onde desenvolve Estudos para o Licenciamento Ambiental, Projetos e Comercialização de Crédito de Carbono e Plano de Negócios para Financiamentos Internacionais. É sócia-membro do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina e possui diversas publicações, científicas e internacionais, em Gestão Territorial, Geotecnologias aplicada ao Licenciamento Ambiental e Economia de Baixo Carbono.

https://www.facebook.com/uniaomeioambiente

 

  • Comercializamos créditos de carbono, entre em contato por:sequestrarcarbono@gmail.com

comercializamos-creditos-de-carbono

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s