UN-REDD Programme –UNFCCC – Projetos de REDD, REDD+, REDD++ e ENREDD (UNFCCC)
Gisele Victor Batista
O Programa das Nações Unidas para a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (ou Programa UN-REDD) é um programa de colaboração da FAO – Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Foi criado em 2008 em resposta aos UNFCCC as decisões sobre o Plano de Ação de Bali e REDD na COP-13. O UN-REDD, nos Países em desenvolvimento, baseia-se na capacidade de convocação e os conhecimentos técnicos da FAO, do PNUD e do UNEP, com o objetivo de reduzir as emissões florestais e aumentar os estoques de carbono nas florestas, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento nacional sustentável.
O Programa UN-REDD conduz nacionalmente processos de REDD+ e promove o envolvimento de todas as partes interessadas, incluindo os povos indígenas e outras comunidades dependentes da floresta, na implementação de atividades de REDD+, acordados no âmbito da UNFCCC. Este programa tem se expandido de forma constante desde a sua criação em mais de 60 países, abrangendo África, Ásia-Pacífico e América Latina.
O apoio aos países parceiros ocorre desde o desenho e implementação de programas nacionais de REDD+, até o apoio técnico de capacitação através da partilha de conhecimentos, de abordagens comuns, metodologias, ferramentas, dados, melhores práticas, etc. O trabalho do Programa UN-REDD é guiado pelo seu Quadro Estratégico 2016-2020, o qual definiu três resultados e produtos de apoio para seu programa de 2016-2020 trabalho:
Foram projetadas contribuições de REDD+ para a mitigação das mudanças climáticas, bem como para o fornecimento de benefícios adicionais;
As contribuições dos países para a mitigação das mudanças climáticas através de REDD+ são medidas, relatadas e verificadas e os arranjos institucionais necessários estão em vigor;
As contribuições da REDD+ para a mitigação das mudanças climáticas são implementadas e salvaguardadas com políticas e medidas que constituem ações baseadas em resultados, incluindo o desenvolvimento de arranjos institucionais adequados e efetivos.
Atualmente, o Programa UN-REDD possui 64 países parceiros, distribuídos em:
Mais informações: http://www.un-redd.org/how-we-work
Geógrafa (UDESC/UFSC), Doutora em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC), Mestre em Geografia – Análise da Qualidade Ambiental (UFSC), MBA Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG). Possui larga experiência em elaboração e gerenciamento de projetos de Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura, nos segmentos público e privado. Diretora da empresa Harpia Meio Ambiente, onde desenvolve Estudos para o Licenciamento Ambiental, Projetos e Comercialização de Crédito de Carbono e Plano de Negócios para Financiamentos Internacionais. É sócia-membro do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina e possui diversas publicações, científicas e internacionais, em Gestão Territorial, Geotecnologias aplicada ao Licenciamento Ambiental e Economia de Baixo Carbono.
- Comercializamos créditos de carbono, entre em contato por:sequestrarcarbono@gmail.com