Mercado de Carbono – México cria a primeira bolsa de carbono da América Latina

mercado-de-carbono-em-formacaoMercado de Carbono – México cria a primeira bolsa de carbono da América Latina

Gisele Victor Batista

Um novo e promissor mercado de carbono está sendo formado no México, através do programa MexiCO2, implantado em 2016 e que entrará em vigor a partir de 2018. Trata-se de uma plataforma de mercado ambiental, que comercializará reduções certificadas de emissões, certificados de energia limpa e desenvolvendo alternativas ao estabelecimento de um sistema de comércio de emissões.

Alinhada à Lei Geral de Mudanças Climáticas e à Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas, onde o México estabelece as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa de 30% para 2020 e incentiva a criação de mecanismos de mercado para alcançá-lo, este foi o primeiro país da América Latina a implantar este tipo de serviço, o qual funcionará vinculado à Bolsa Mexicana de Valores (BMV). Esta plataforma possui um banco de dados contendo mais de 200 empresas contaminantes do México, das quais cerca de 60 já possui alguma experiência com o mercado de carbono internacional.

A iniciativa mexicana não se se constitui num ato isolado. Atualmente, mais de 50 países no mundo tem um mercado de carbono, seja ele em nível nacional, regional ou estadual. Como exemplo pode-se citar o mercado de carbono da União Europeia, o da Califórnia que tem um mercado de carbono desde 2013 e ressalta-se pela organização normativa, e o mercado de carbono chinês, grande emissor dos gases do efeito estufa, que começará a entrar em vigor a partir de 2017.

A plataforma MexiCO2 espera manejar um milhão de crédito de carbono em seu primeiro ano de operação e duplicar as cifras a dois milhões no segundo ano. O preço dos créditos pode variar de acordo com o tipo de Projeto (REED e MDL), e pode incluir iniciativas de transporte público ou programas de reflorestamento. O MexiCO2 buscará ligar-se ao Mercado da Califórnia e espera-se em 2018 que cada crédito de carbono seja comercializado a um valor de 12 dólares.

Leia também: O Mercado de Carbono no Mundo

  • Comercializamos créditos de carbono, entre em contato por:sequestrarcarbono@gmail.com

https://www.facebook.com/uniaomeioambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s