MERCADO DE CARBONO DA CALIFÓRNIA

mercado de carbono na california

MERCADO DE CARBONO DA CALIFÓRNIA

Mercado de Carbono – Projetos de Carbono – Economia de Baixo Carbono

Gisele Victor Batista

A Califórnia, nas últimas décadas, apresentou um forte crescimento econômico, o que a colocou, em 2016, no patamar da sexta maior economia do mundo, passando países como França e Brasil. Contudo, apesar de o desenvolvimento poder gerar sérios problemas de ordem socioambiental, no caso da Califórnia foi diferente, pois o desenvolvimento local foi resultado direto de investimentos em tecnologia de energia limpa, estimulado por políticas climáticas do Estado.

Em 2013 e 2014, nos dois primeiros anos do experimento do mercado de carbono californiano, o Estado acrescentou 900 mil empregos, uma taxa de crescimento de 5,4%, que, de longe, ultrapassou a taxa nacional americana de 1,8%. Atualmente, o Mercado de Carbono da Califórnia é um dos mais fortes e reconhecidos mercado de comercialização de crédito de carbono do mundo e vem agregando outros comércios, como o mexicano, o canadense e até mesmo o brasileiro.

No início, os céticos tentaram desqualificar o programa de cap-and-trade do Estado porque a demanda por créditos vendidos no mercado combinado de carbono da Califórnia e do Quebec havia diminuído, sobretudo, no período da crise econômica mundial (2008 e 2009). Contudo, o programa climático do Estado da Califórnia manteve-se estruturado, apesar de ousado, quando estipulou uma diminuição aos níveis de 1990 até 2020, 15% abaixo das emissões dos gases do efeito estufa (GEE).

Tendo o mercado de carbono como foco central, o California Protocolo de Cumprimento Offset, projetos florestais dos EUA,  tem agora mais de 34 milhões de créditos de compensação emitidos. Esse total inclui mais de 7,7 milhões de toneladas de propriedades pertencentes a Tribos Nativas Americanas e 09 projetos localizados em 06 estados diferentes. De fato, a segunda maior emissão individual até agora no mercado da Califórnia é do projeto da tribo Apache da White Mountain no Arizona, com mais de 4 milhões de créditos de compensação emitidos no primeiro ano.

Os benefícios financeiros e ambientais decorrentes da participação nos mercados de carbono constituem um claro incentivo para aqueles que pretendem investir neste segmento. Os pagamentos por créditos de carbono, que são um impulso muito importante para implantação de novos projetos, sobretudo os florestais, tem feito com que a Califórnia estreite a parceria com países em desenvolvimento, como por exemplo, o Brasil. Ainda, estimativas apontam que o Estado da Califórnia tenha uma recompensa da ordem de US $ 23 bilhões em benefícios até 2025, quando os regulamentos cap-and-trade e transporte da Califórnia irão resultar em benefícios cumulativos de custos evitados de saúde, segurança energética, etc.

https://www.facebook.com/uniaomeioambiente

Confira aqui O Mercado de Carbono no Mundo

  • Comercializamos créditos de carbono, entre em contato por:sequestrarcarbono@gmail.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s