ECONOMIA DE BAIXO CARBONO – MERCADO DE CARBONO – MADEIRA SUSTENTÁVEL

MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL (1)

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO – MERCADO DE CARBONO – MADEIRA SUSTENTÁVEL

Gisele Victor Batista

Que os créditos de carbono podem estimular a preservação das florestas é de notório saber, mas que esses ganhos podem ser potencializados com o Manejo Florestal Sustentável é a novidade que tem atraído alguns proprietários de áreas no bioma Amazônico à elaboração de projetos sustentáveis, no contexto da Economia de Baixo Carbono.

Os Projetos de Crédito de Carbono estimam a biomassa estocada nas floretas e, a partir deste ganho ambiental, advindo da preservação florestal, são gerados créditos que podem ser comercializados em mercado específico. Contudo, quando acrescidos do Manejo Florestal Sustentável, ocorre a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema.

O Manejo Florestal Sustentável é uso da floresta para obtenção de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais, obedecendo às normas ambientais vigentes. Para que o Manejo Florestal Sustentável atenda aos objetivos do desenvolvimento sustentável, é necessária a elaboração do Plano de Manejo, documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.

Os sistemas de certificação de madeira são fundamentais para garantir que a madeira manejada tenha procedência de uma área com licenciamento ambiental e que esteja preservando a natureza. Os sistemas de certificação mais difundidos em todo o mundo são o FSC (Forest Stewardship Council Internacional / Brasil) e o PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes). No Brasil, as primeiras ações ocorreram em 1994 e a primeira área certificada pelo FSC foi em 1995. Desde 2002, existe o CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) reconhecido internacionalmente pelo PEFC e coordenado pelo INMETRO.

madeira sustentavels

Para saber mais: http://www.florestal.gov.br/documentos/publicacoes/2230-boletim-snif-producao-florestal-2016/file

Leia também: O Mercado de Carbono no Mundo

https://www.facebook.com/uniaomeioambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s