ECONOMIA DE BAIXO CARBONO – USINAS DE BIOMASSA NA REGIÃO NORTE TERÃO FINANCIAMENTO DO BNDES

biomassa BNDES

ECONOMIA DE BAIXO CARBONO – USINAS DE BIOMASSA NA REGIÃO NORTE TERÃO FINANCIAMENTO DO BNDES

Gisele Victor Batista

A Biomassa tem sido usada de forma crescente no mundo como insumo energético, sendo que no Brasil a produção de energia elétrica da biomassa é estimada em cerca de 3% da energia elétrica total. A biomassa residual existentes em maior quantidade no Brasil é proveniente de bagaço de cana, casca de madeira, lixívia, palha e as quantidades disponíveis por ano no local de uso, definem as tecnologias comerciais disponíveis.

No Brasil, a geração e produção de energia de biomassa deverá ser uma das principais alternativas para a substituição do petróleo e seus derivados, com ênfase para a biomassa florestal destinada ao atendimento das demandas residenciais urbanas, rurais, do setor industrial, em especial a siderurgia, ressaltando a dependência da população de baixa renda do país por essa fonte de energia (GRAUER, 2001 – apud Abreu et all 2010).

No contexto da economia de baixo carbono, o BNDES aprovou condições especiais de financiamento para incentivar energia renovável em sistemas isolados de eletricidade do Estado do Amazonas. Os projetos poderão usar recursos do Fundo Clima com taxas atrativas, buscando com isso, que o crédito mais barato substitua a geração térmica poluente na Região.
Segundo o BNDES, os itens financiáveis dos projetos poderão usar 15% de recursos do Fundo Nacional de Mudanças do Clima, com taxa anual de 1%, e complementar o financiamento em TJLP, cuja taxa atual é de 7,5% ao ano, até o percentual de 80% previsto nas novas Políticas Operacionais do BNDES. Os projetos de energia solar e micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que usarem os recursos do Fundo Clima poderão complementar o financiamento com mais 65% em TJLP e as demais fontes renováveis, como eólica e biomassa, em até 55%.
Para saber mais:
http://www.bndes.gov.br/aprova-condicoes-especiais-para-energia-rnovael-em-sistemas%20isolados-do-am/

https://www.facebook.com/uniaomeioambiente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s