AGROPECUÁRIA – Economia de Baixo Carbono e Green Bonds

green-bonds-1

AGROPECUÁRIA – Economia de Baixo Carbono e Green Bonds

Gisele Victor Batista

No rumo à reestruturação das atividades econômicas para redução dos gases do efeito estufa – GEE, o Brasil, ativo protagonista nas discussões sobre o clima, tem condições excepcionais para aproveitar as oportunidades criadas com a efetivação do Acordo de Paris e sair na frente para obter ganhos econômicos, ambientais e sociais.
Na atual conjuntura econômica, de grande disponibilidade de recursos para investimento no mundo, um dos melhores momentos para impulsionar o país é a emissão dos chamados green bonds (ou títulos verdes). Em 2015, foram emitidos, mundialmente, US$ 42,2 bilhões em títulos verdes, segundo a organização Climate Bonds Initiative, que previu US$ 100 bilhões em 2016.
O setor agropecuário, vislumbrando as vantagens deste novo mercado, tem apostado nos Green Bonds como forma de aliar melhor produtividade à sustentabilidade. Nesta lista estão recuperação de áreas degradadas por pastagens, projetos de integração lavoura- pecuária-floresta, tratamento de dejetos de animais, dentre outras ações visando a agricultura de baixo carbono.
Aos visionários, investir na emissão de Green Bonds tem-se tornado uma alternativa rentável para capitalização de empresas e empreendedores, principalmente quando projetos de economia verde têm ganhando mais espaço na carteira de bancos investidores, nacionais e internacionais. www.dinheirorural.com.br

gisele-victor-batista

Gisele Victor Batista – Drª Engenharia Civil, Geógrafa

Geógrafa (UDESC/UFSC), Doutora em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC), Mestre em Geografia – Análise da Qualidade Ambiental (UFSC), MBA Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG). Possui larga experiência em elaboração e gerenciamento de projetos de Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura, nos segmentos público e privado. Diretora da empresa Harpia Meio Ambiente, onde desenvolve Estudos para o Licenciamento Ambiental, Projetos e Comercialização de Crédito de Carbono e Plano de Negócios para Financiamentos Internacionais. É sócia-membro do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina e possui diversas publicações, científicas e internacionais, em Gestão Territorial, Geotecnologias aplicada ao Licenciamento Ambiental e Economia de Baixo Carbono.

comercializamos-creditos-de-carbono

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s