Sequestro de carbono

sequestrar-carbono_logo_final-2

Sequestro de carbono

Sequestro de carbono é um processo de remoção de gás carbônico da atmosfera.

A forma mais comum de sequestro de carbono ou captura de carbono é realizada de forma natural pelas florestas. Processo também conhecido como remoção de gás carbônico.

Neste processo, os oceanos aparecem como principal ator, em seguida vem as florestas e outros locais onde organismos vivos capturam o carbono por meio de fotossíntese.

Em uma floresta em desenvolvimento, cada hectare tem capacidade de poder absorver uma média de 200 a 270 toneladas de carbono (gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera ao longo de 20 anos).

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Totum e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, estima que em média cada hectare de Mata Atlântica pode absorver até 13,60 toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente ao ano.

Para fazer a estimativa, foi considerado um plantio médio de 1.667 mudas por hectare, com uma amostra de árvores de 3 a 11 anos de idade , sendo projetada uma expectativa para a idade de 20 anos.

A remoção anual pode chegar a 10,11 kg de CO2 por árvore, dependendo de diversos fatores, como espécie, clima e solo, que impactam o desenvolvimento das árvores em cada local (Bioma).

As principais causas do aumento do nível de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera são promovidas pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis ficando em destaque a aviação e navegação e a utilização de calcário para a produção de cimento, bem como os diferentes usos da terra, associados ao desmatamento e queimada, contribuindo muito para o avanço do aquecimento global.

O Conceito de sequestro de carbono foi celebrado pela Conferência de Quioto, em 1997, com a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera, visando à diminuição do efeito estufa. Atualmente existe uma grande variedade de métodos e tecnologias artificiais para captura e sequestro de carbono, visando a mitigação do efeito estufa.

Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.

O Acordo de Paris foi aprovado por 195 países.

Foi um compromisso considerado “histórico,” com o principal objectivo de conter o aquecimento global do planeta, ao reduzir as emissões de gases com efeito estufa.

 

Projetos de carbono – Como fazer projetos de crédito de carbono e contribuir para Economia de Baixo Carbono

gisele-victor-batista

Gisele Victor Batista – Drª Engenharia Civil, Geógrafa

Geógrafa (UDESC/UFSC), Doutora em Engenharia Civil – Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial (UFSC), Mestre em Geografia – Análise da Qualidade Ambiental (UFSC), MBA Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas (IPOG). Possui larga experiência em elaboração e gerenciamento de projetos de Meio Ambiente, Urbanismo e Arquitetura, nos segmentos público e privado. Diretora da empresa Harpia Meio Ambiente, onde desenvolve Estudos para o Licenciamento Ambiental, Projetos e Comercialização de Crédito de Carbono e Plano de Negócios para Financiamentos Internacionais. É sócia-membro do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina e possui diversas publicações, científicas e internacionais, em Gestão Territorial, Geotecnologias aplicada ao Licenciamento Ambiental e Economia de Baixo Carbono.

 

 

Leia também: O Mercado de Carbono no Mundo

  • Comercializamos créditos de carbono, entre em contato por:sequestrarcarbono@gmail.com

Fazemos Projetos de Carbono – Dra. Gisele Victor Batista

– Portfólio em português

– Portfólio em Inglês

 

comercializamos-creditos-de-carbono

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s